Como desbloquear o token?
Para tentar desbloquear o token e recuperar o certificado sem a necessidade de nova emissão, você precisa saber sua senha (PIN e PUK). O número de tentativas de desbloqueio é limitado, por isso, se você esqueceu sua senha, faça uma pequena relação com as possibilidades mais provaveis antes de iniciar as tentativas de desbloqueio. Favor seguir as orientações abaixo:
Se o Token é o SAFENET (PRETO)
- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, programas, Safenet, ikey, ikeyCliente
- Clicar no botão Configurar
- Informar a senha que lembrar, se o programa aceitar a senha, o usuário não precisa desbloquear o token. Caso a senha esteja errada, o usuário deverá tentar acertar a senha até que
o PIN seja bloqueado - Após o bloqueio, será exibida uma mensagem: Deseja desbloquear com o PUK?
- Escolher ‘SIM’ e informar PUK e novo PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido
Se o Token é o GD Starsign (PRETO COM TAMPA PRATA – GOVBR)
- Entrar no gerenciador do token: Iniciar, Programas, Safesign Standard, Administração de token
- Clicar com o botão direito do mouse no token GOVBR
- Selecionar o opção ‘Desbloquear PIN’. Caso esta opção esteja inibida, Clicar na opção ‘Analisar Qualidade do Certificado’ e digitar o PIN
- Informar a senha que lembrar, se o programa aceitar a senha, o usuário não precisa desbloquear o token. Caso a senha esteja errada, o usuário deverá tentar acertar a senha até que
o PIN seja bloqueado - Após o bloqueio, será exibida a opção ‘Desbloquear PIN’, selecionar a opção
- Informar o PUK cadastrado e a nova senha PIN. Não sabendo o PUK ou não sendo possível desbloquear, um novo Certificado Digital deverá ser emitido
Se o número de tentativas se esgotar e você não obtiver sucesso com o desbloqueio, será necessário solicitar a emissão de um novo certificado digital, sem fornecimento de token, pois seu token poderá ser reaproveitado.