Emitir certificado digital pessoal (P1) ICP-Edu

ATENÇÃO!

 A emissão do certificado digital e sua associação ao Assina UFSC deve ser feita apenas uma vez pelo período de 1 ano (prazo de validade do certificado digital). Se você emite novo certificado digital o sistema, automaticamente, revoga o anterior. Por esse motivo, sempre que você emitir novo certificado, deverá atualizá-lo no Assina UFSC (conforme passo 8 abaixo).

Se você não fizer essa atualização sua assinatura digital apresentará problemas, porque o Assina UFSC estará assinando seus documentos com um certificado revogado, ou seja, inválido. Caso isso ocorra, ou você ainda não emitiu seu certificado digital ICP-Edu, deverá seguir rigorosamente as instruções abaixo:


 

1. Acesse https://pessoal.icpedu.rnp.br 

2. Clique na opção <Emitir Certificado Digital>

3. Selecione <UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina> e clique em <Prosseguir>

4. Informe seu idUFSC (por exemplo, “ze.silva” ao invés de “ze.silva@ufsc.br”, ou seja, se você utiliza o e-mail institucional, não informe o @ufsc.br ou @grad.ufsc.br ou @prograd.ufsc.br, e também não utilize CPF ou outra identificação diferente) e clique em <Login>”

5. Mantenha as opções selecionadas e clique em <Aceitar>

6. Confira seus dados e clique no botão “Emitir novo certificado

 

6.1. Caso você já tenha um certificado digital emitido na ICP-Edu, aparecerá uma mensagem informando que seu certificado anterior será revogado automaticamente com a criação deste novo. Selecione um motivo da revogação e clique no botão “Continuar” para prosseguir com a emissão do novo certificado.

6.2. Confira seus dados novamente e clique no botão “confirmar dados

6.3. No campo “Senha” defina uma senha para seu certificado digital ICP-Edu. Repita a mesma senha no campo “confirmar senha“. É esta senha que você usará para assinar documentos com seu certificado digital ICP-Edu. No campo “lembrete da senha” escreva alguma informação que possa lhe ajudar a lembrar desta senha no futuro, caso a esqueça. Antes de avançar, não esqueça de marcar o checkbox para confirmar que “estou ciente que minha senha não pode ser recuperada” e clique em “Emitir novo certificado

6.4. Clique no botão “Sim” para confirmar emissão.

ATENÇÃO – O passo a seguir (7º) não é o último! após sua execução, você deverá retornar a este tutorial e executar os passos restantes (8 a 8.4) para vincular o certificado emitido ao AssinaUFSC.

7. Marque o checkbox “Declaro que guardarei o arquivo do certificado em local seguro” e clique no botão <Salvar certificado> para baixar o arquivo em um local que consiga encontrar posteriormente em seu computador e em seguida clique em “Finalizar“. ATENÇÃO: O nome do arquivo que será baixado deve seguir o padrão “seu_nome_completo_SEUCPF-certificate.p12″.

ATENÇÃO!

NÃO  EXECUTE O ARQUIVO APÓS REALIZAR O DOWNLOAD EM SEU COMPUTADOR! 

Ao invés disso, siga atentamente os próximos passos para que você possa assinar corretamente os seus documentos utilizando o Assin@UFSC


8. Associe seu Certificado Digital ICP-Edu – ICP-Edu ao idUFSC na nuvem da UFSC para poder assinar documentos online utilizando o Assina UFSC

8.1. Acesse http://assina.ufsc.br , informe seu <idUFSC> e clique em <Entrar>

8.2. Clique em <Certificados> e em seguida selecione a opção <Meu ICP-Edu>

8.3. Na aba  “Associar ICP-Edu” clique em “Localizar Certificado“, localize o certificado digital p1 emitido na ICP-Edu (o nome do arquivo possui um padrão “seu_nome_completo_SEUCPF-certificate.p12″) e informe a “Senha do ICP-Edu” e clique em “Associar ICP-Edu à minha conta>

8.4. Pronto! Agora seu certificado digital ICP-Edu – ICP-Edu está associado ao seu idUFSC na nuvem da UFSC. Basta acessar http://assina.ufsc.br para assinar digitalmente documentos com seu certificado digital ICP-Edu – ICP-Edu

Como assinar um documento “PDF” digitalmente usando o Assina UFSC online?,