Certificado Digital Pessoal (P1) ICP-Edu eduID

Esta modalidade permite que as instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida e automatizada, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).

Pré-requisito para utilização do sistema:

Aderir à CAFe;

Que o provedor de identidade (em inglês, IDP) da instituição forneça os quatro atributos essenciais:

  • Nome da instituição;
  • CPF do usuário;
  • E-mail institucional;
  • Data de nascimento completa.

O Certificado Digital Pessoal é um serviço para a geração de certificados digitais para uso pessoal. Estes certificados possibilitam verificar a autenticidade de um documento ou e-mail, através da assinatura digital e criptografar mensagens. Os certificados gerados são assinados pela cadeia de certificação da ICPEdu, um serviço provido pela RNP para gestão de identidade, que provê infraestrutura pronta para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança utilizando a CAFe como Autoridade de Registro confiável.

O certificado digital ICP-Edu é reconhecido na Universidade Federal de Santa Catarina pela Portaria Normativa 276/2019/GR, de 18 de setembro de 2019, que Institui e disciplina o uso de Certificação Digital na UFSC. Sua validade também está prevista entre instituições federais aderentes a ICP-Edu. Para validade jurídica externa fica dependente de um acordo prévio entre as partes, conforme previsto no Art. 10, parágrafo segundo da MP 2.200-2/2001.

Para emitir seu certificado, basta informar as credenciais de autenticação já utilizadas para se autenticar na federação de sua universidade.

O software de emissão de certificação digital por trás do site http://p1.icpedu.rnp.br faz parte do projeto Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU), financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e sediado no Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), entidade vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pré-requisitos

Para usar o serviço é necessário ter vínculo ativo com a UFSC, confirmado pela autenticação usando o idUFSC.

Como utilizar

A melhor forma de utilizar o certificado digital pessoal, eduID emitido pela ICP-Edu, na UFSC é utilizando a nuvem da UFSC, seu Sistema de Certificação Digital online – SisCD e o Assinador UFSC, clique aqui para saber mais.

Como requisitar

Os certificados gerados tem validade de um ano, e podem ser gerados e revogados quando necessário pelo próprio usuário, através do site do serviço http://p1.icpedu.rnp.br.

Forma de prestação

A geração dos certificados é imediata após solicitado pelo usuário, ficando disponíveis para download e utilização na nuvem UFSC associado ao idUFSC. Aos usuários mais técnicos, também é possível instalar seus certificados digitais p1 eduID nos computadores, porém, é importante seguir a instalação com segurança conforme sugerido na área de ajuda do portal e-UFSC, clique aqui para saber mais.


Dúvidas comuns