Assinatura Eletrônica Avançada do GOV.BR

Acesso GOV.BR

O que é e para que serve?

assinatura eletrônica avançada permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

  • Validação facial realizada pelo aplicativo Meu gov.br. (Baixar aqui)
  • Bancos conveniados;
  • Certificado digital ICP-Brasil;

Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital avançada do gov.br

Como utilizar a assinatura do GOV.BR na UFSC?

A assinatura eletrônica avançada do GOV.BR está integrada com o Assin@UFSC, o Verificador de Assinaturas Digitais e Assinaturas Digitais no Solar (SPA) na UFSC, assim qualquer membro da Comunidade Universitária pode assinar com o GOV.BR, com a mesma (ou maior) facilidade que assina com assinaturas ICP-Edu e ICP-Brasil.

  1. Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital. Se ainda não tiver validado, siga as etapas disponíveis AQUI;
  2. Acesse o Assin@UFSC pelo endereço https://assina.ufsc.br utilizando seu idUFSC;
  3. Selecione um documento para ser assinado digitalmente, conforme orientado AQUI. Porém, no passo 5 escolha a opção GOV.BR (alguns dados serão solicitados, como a senha da assinatura digital e alguma confirmação no caso de possuir habilitado a autenticação em dois fatores no portal do gov.br)

Cadeia de certificados do GOV.BR

Importante!

  • Este tipo de assinatura digital é reconhecido nacionalmente e, na UFSC, pode ser utilizado inclusive nos casos em que documentos precisem ser assinados por pessoas com vínculo com a UFSC e sem vínculo com a Universidade, desde que estejam de acordo com o Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020, como em assinaturas de termos de estágio e outros documento de teor semelhante. Diferente das assinaturas ICP-Edu que possuem validade apenas dentro da UFSC, as assinaturas feitas com GOV.BR possuem validade nacional como Assinaturas Eletrônicas Avançadas (somente assinaturas ICP-Brasil são consideradas Assinatura Eletrônicas Qualificadas e permitem utilização em contratos de compra e venda e outras situações, por exemplo). 
  • Para uma pessoa com vínculo com a UFSC assinar com GOV.BR basta utilizar o Assin@UFSC, que já está integrado com o GOV.BR, como explicado acima;
  • Para uma pessoa sem vínculo com a UFSC assinar utilizando GOV.BR deverá utilizar o portal nacional de Assinaturas no endereço https://assinador.iti.br;
  • SUPORTE: A Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre e a SeTIC não prestam suporte ao serviços vinculados ao GOV.BR, nem a validação, nem a criação da conta pessoal no portal do gov.br, apenas ao Assin@UFSC e possíveis problemas na integração, visto que é um serviço mantido pelo Governo Federal e não pela UFSC.