FAQ | e-Democracia

Perguntas e Respostas Frequentes

1. Quem pode criar eleição?

Resposta: Somente a Coordenadoria de Certificação Digital pode criar, gerenciar e apurar as eleições no e-Democracia da UFSC.

2. Posso reservar a data da eleição na agenda do e-Democracia?

Resposta: A solicitação de agendamento é feito via abertura de chamado, exclusivamente pelo presidente da referida comissão eleitoral, no seguinte link: https://otrs.setic.ufsc.br/otrs/customer.pl?Action=NewTicketWizard;ServiceID=159 Sugere-se que antes de abrir a solicitação, se realize consulta de disponibilidade da data prevista, na agenda das eleições do e-Democracia, acessível no endereço https://calendar.google.com/calendar/embed?src=ud5l471b1q7u04q0tn1fpp1mdg%40group.calendar.google.com&ctz=America%2FSao_Paulo e se esteja com o edital da eleição publicado no boletim oficial da UFSC.

3. Como acontece a apuração?

Resposta: Ao final do período de votação, a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre realiza a apuração dos dados, gera um arquivo PDF da página da apuração, bem como das verificações de cédulas da urna digital, e anexa a resposta do chamado aberto pelo presidente da comissão eleitoral. Por padrão, o resultado é enviado por e-mail pelo e-Democracia a todos os eleitores ao final da apuração. Caso não se deseja que o resultado seja enviado por e-mail ao final do pleito, mas este seja divulgado pela própria comissão eleitoral em seus meios oficiais, é preciso deixar explícito este pedido já na abertura do chamado. Geralmente esta preferência é desejada quando a eleição possua mais de uma urna, visto que o resultado que seria enviado por e-mail seria apenas o resultado da respectiva urna de cada eleitor, dando um resultado parcial que talvez não corresponda ao resultado final da eleição. O atendimento da eleição é finalizado no encerramento do chamado.

4.  Existe alguma restrição quanto à utilização de aparelhos celulares para fazer a votação?

Resposta: A página da urnas na internet não é responsiva, ou seja, não se adapta a qualquer tamanho de tela. É possível votar pelo celular, mas a pagina é melhor visualizada na tela de um computador.

5. O e-Democracia trata as diferentes composições de votos (por exemplo, 70-30, paritário, universal, outros)?

Resposta: O sistema não trata a composição do voto nem percentuais. Nestes casos o que precisa ser feito e ter eleições em urnas separadas para cada categoria de eleitores. Ao final da apuração, a equipe da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre enviará o resultado puro para a comissão eleitoral, anexando o PDF do resultado de cada urna em anexo ao chamado previamente aberto pelo presidente da comissão eleitoral. Esta comissão eleitoral deverá analisar e tratar os dados dando os pesos para divulgação oficial do resultado final da eleição (composta por uma ou mais eleições, as quais chamamos de urnas digitais). Solicita-se que nestes casos, ao abrir o chamado para criação da eleição, se deixe claro que o resultado não seja liberado e enviado por e-mail pelo e-Democracia após apuração.

6. Quantas eleições podem ocorrer por dia no e-Democracia?

Resposta: Atualmente a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre tem condições de atender 1 (uma) eleição por dia na UFSC.

7. Como devo criar um arquivo .CSV dos eleitores?

Resposta: Você pode criar numa planilha do Excel, Libre Office, Google Planilhas, ou até mesmo em um bloco de notas, desde que o arquivo contenha um eleitor por linha e cada linha com três informações separadas por vírgulas, na seguinte ordem e formato: cpf,e-mail@ufsc.br,Nome Completo salvos na extensão .csv em tipo UTF-8 (se precisa de ajuda para criar a lista de eleitores, abra um chamado com a SeTIC solicitando, por meio do endereço https://otrs.setic.ufsc.br/otrs/customer.pl?Action=NewTicketWizard;ServiceID=163)

6. Quantas eleições podem ocorrer por dia no e-Democracia?

Resposta: Atualmente a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre tem condições de atender 1 (uma) eleição por dia na UFSC.

8. Os e-mails tem que ser @ufsc.br? 

Resposta: Não, mas sugere-se que seja dado prioridade ao e-mail institucional, pois não há garantia de entrega de e-mails para domínios fora da instituição (Gmail, Hotmail, Bol, Yahoo, UOL etc.), em algumas situações outros provedores contem regras de lixo eletrônico que podem impedir o recebimento das mensagens com o link da cabine de votação, com o rastreador do voto ou mesmo com o resultado da eleição.

9. Como é prestado suporte aos eleitores?

Resposta: É de responsabilidade da comissão eleitoral prestar suporte ao eleitor no que diz respeito a eleição, especialmente ao cadastro do eleitor no arquivo .csv, enviado na abertura do chamado a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre, bem como no que diz respeito ao recebimento dos e-mails da eleição (pelos motivos expostos na questão 8 deste FAQ). Cabe a comissão eleitoral fazer o atendimento de primeiro nível aos eleitores, e caso necessário, esta poderá consultar a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre em um suporte de segundo nível. Em hipótese alguma esta coordenadoria prestará suporte diretamente ao eleitor.

10. É obrigatório que os eleitores possuam idUFSC?

Resposta: Não, desde julho de 2021 o sistema e-Democracia foi atualizado para que os eleitores possam autenticar-se na cabine de votação utilizando suas credenciais do idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula ou SIAPE)gov.br ou certificado digital qualificado ICP-Brasil. Desde que o CPF, e-mail e Nome completo tenham sido previamente repassados em lista de eleitores a equipe do e-Democracia, por meio de chamado, pela Comissão Eleitoral. A responsabilidade pela formação da lista de eleitores com CPF ou idUFSC é exclusivamente da comissão eleitoral. Sugerimos que estas informações constem no edital da eleição.

11. É possível votar mais de uma vez?

Resposta: Sim, cada eleitor pode votar quantas vezes quiser, dentro do período em que a urna estiver aberta para receber votos, mas o e-Democracia vai computar apenas o último voto depositado na urna por cada eleitor. Trata-se de uma caracteristica do sistema Helios Voting como dispositivo ante-coeração. Cada voto possui um rastreador de cédula (hash) e o rastreador da cédula que será computador para cada eleitor fica listado na central de rastreamento da cédula de cada urna da eleição.

12. O que a comissão eleitoral precisa preparar para que o pleito seja realizado no e-Democracia da UFSC?

  • No edital precisa constar que a eleição será pelo e-Democracia;
  • O intervalo de horário possível é de 9h-17h;
  • A lista de eleitores deve ser incluída na abertura de chamado em planilha excel contendo 3 colunas (CPF, e-mail e nome completo). Caso haja peso diferente entre as categorias, é preciso efetuar uma planilha para cada uma delas; (se precisa de ajuda para criar a lista de eleitores, abra um chamado com a SeTIC solicitando, por meio do endereço https://otrs.setic.ufsc.br/otrs/customer.pl?Action=NewTicketWizard;ServiceID=163)
  • É preciso que todos os eleitores tenham CPF, sendo responsabilidade do próprio usuário a regularização do mesmo;
  • A versão atual do e-Democracia não permite que eleitores sem CPF  votem. Mas estes poderão se autenticar utilizando suas credenciais do idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula, Passaporte ou SIAPE), GovBR ou certificado digital qualificado ICP-Brasil;
  • Todos os dados precisam ser encaminhados pelo Presidente da Comissão Eleitoral na abertura do chamado para que seja efetuado o agendamento. A lista de candidatos é a única que pode ser enviada com até 72h do início da eleição em virtude do período de inscrições;
  • No dia da eleição, até o horário de abertura, todos os eleitores receberão um convite por e-mail com um link para votarem na cabine de votação. Eles deverão usar o idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula, Passaporte ou SIAPE), GovBR ou certificado digital qualificado ICP-Brasil e a respectiva senha para votar;
  • Segue tutorial para o eleitor caso seja necessário: https://e.ufsc.br/e-democracia-ajuda/como-votar-usando-e-democracia-da-ufsc/

Se houver pesos entre as categorias, a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre vai configurar uma urna para cada uma delas. Assim, ao término do horário da eleição, em até 2h, responderemos ao chamado aberto pelo Presidente da Comissão Eleitoral com o arquivo de resultado obtido pela votação em cada urna e o de auditoria. Porém, este resultado encaminhado será parcial, cabendo a Comissão Eleitoral fazer o cálculo da proporcionalidade aplicado a cada urna para chegar ao resultado final e dar publicidade a este.

13. Sou eleitor e não consigo votar

  • Caso tenha encontrado alguma dificuldade para votar usando e-Democracia, conforme instruído no Manual para Eleitores, sugerimos que proceda conforme indicado nos passos a seguir:Passo 1: Sou um(a) eleitor(a) registrado(a)?

    As listas eleitorais é formado exclusivamente pela Comissão Eleitoral. Verifique se seu nome consta na lista de eleitores publicada em algum local na internet ou enviada por e-mail. Caso não encontre, faça contato com a comissão eleitoral informando seu CPF, e-mail e Nome Completo solicitando confirmação. Se estiver errado, o presidente da comissão eleitoral precisará interagir no chamado da eleição junto a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre para correção, antes do termino da eleição, em tempo hábil para realizar a votação.

    Passo 2: Procurei o link na mesma conta que cadastrei junto à UFSC? 

    Confira se a conta de e-mail que você usa é a mesma onde você foi buscar seu link. Se você não o recebeu, deve estar no caso anterior. O link para a cabine de votação é exclusivo por urna ou solicite a comissão eleitoral.  

    Passo 3: Recebi um link, mas não consigo depositar meu voto na urna.

    Algumas pessoas conseguem resolver esse problema simplesmente usando outro navegador ou abrindo uma janela anônima (pressionando simultaneamente as teclas “Ctrl Shift n”) e colando a URL (endereço na internet) da urna informada por e-mail ou pela comissão eleitoral.

    Passo 4: Ainda não consigo depositar o meu voto!

    Você deve tentar se identificar usando o seu idUFSC (CPF, e-mail institucional, matrícula, Passaporte ou SIAPE), GovBR ou certificado digital qualificado ICP-Brasil. Mas lembre-se que seu CPF precisa ter sido passado corretamente pela comissão eleitoral.

    Passo 5: Ainda não consigo depositar o meu voto!

    Caso nenhum dos passos anteriores viabilize a experiência do voto com sucesso na urna da eleição que você faz parte, no e-Democracia, entre em contato com a comissão eleitoral. 

14. Dificuldade para agendar eleição no e-Democracia da UFSC?

  • Referente a dificuldade que algumas comissões eleitorais possuem para agendar uma data para eleição no e-Democracia, esclarecemos que a definição da data da eleição se dá com o abertura do chamado para agendamento no e-Democracia, confirmamos que esta é a forma que temos hoje para legitimar as eleições garantindo um atendimento igualitário a todas as comissões eleitores, frente ao tamanho da equipe que temos para atendimento. Esclarecemos que os chamados seguem a ordem em que são abertos e, por este motivo, chamados incompletos são encerrados para que fique clara esta ordem.
  • Se entre o chamado aberto por uma comissão eleitoral (que é cancelado caso esteja incompleto, por não ter lista de eleitores, ou edital publicado no boletim oficial da UFSC, por exemplo), e outra comissão eleitoral abra um chamado para a mesma data com os requisitos completos, mesmo que a primeira comissão eleitoral tenha aberto outro chamado na sequência, a data será preenchida para atendimento a outra comissão eleitoral que cumpriu os requisitos primeiro, na ordem dos chamados válidos, por questão de ordem e cumprimento dos requisitos.
  • Para evitar problemas com a data do agendamento, sugerimos que a comissão eleitoral publique a retificação do item do edital que consta a data da eleição. Constando a previsão no caso de a data pretendida esteja indisponível no momento da abertura do chamado, ou texto semelhante a: “Caso a data não esteja disponível no Sistema e-Democracia, a eleição será agendada para o dia útil posterior mais próximo disponível”.
  • Vale lembrar que uso do serviço e-Democracia ofertado a comunidade universitária pela Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre UFSC, não é de uso obrigatório, mas visa oportunizar uma forma online e segura de realizar eleições em ambientes de baixa coerção, aqueles que se dispuserem a cumprir os requisitos exigidos.