Como dar ateste em serviço ou produto utilizando o Assin@UFSC

1. Acesse http://assina.ufsc.br utilizando seu idUFSC;
  2. Clique em “enviar arquivo” e selecione no seu computador o documento digital que deve ser atestado (PDF da DANFE de uma nota fiscal, relatório, etc.);
  3. Escolha o local dentor do documento onde deseja que a identificação visual da sua assinatura digital fique posicionada, clicando uma vez com o botão esquerdo do mouse. Um quadradao pontilhado auxiliará você a pré-visualizar o local onde a identificação visual da assinatura será inserida.

4. Em seguida, no canto superior direito da barra de funções, logo acima da visualização do documento a ser atestado, clique na opção “Mais“, conforme imagem a seguir

5.  Escolha a opção de ateste para material ou serviço, conforme sua necessidade
  6.  A tela do Assinador UFSC abrirá em uma nova janela em seu computador (caso seu navegador esteja configurado para bloquear POP-UP, você precisará PERMITIR)O Assinador UFSC listará todos os certificados digitais ICP-Brasil e ICP-Edu que você possui integrados a nuvem UFSC. Na linha onde está indicado o eduID da ICP-Edu, clique em <Usar eduID>
  7. O Assinador UFSC precisa da sua permissão para acessar seu certificado digital pessoal P1 emitido pelo eduID na ICP-Edu.  Clique em <Permitir>
  8. Informe a senha (PIN) do seu certificado digital ICP-Edu (cadastrada por você no ato da emissão) e clique em <Assinar>
  9. A tela atualizará automaticamente e a assinatura digital aparecerá no documento PDF , assim como um texto confirmando o atesto do produto ou serviço fornecido, (conforme demonstrado na imagem abaixo).

10. Clique em <Baixar arquivo assinado> (conforme indicado na seta 1) e escolha um local em seu computador para salvá-lo.

Observe que o documento já foi automaticamente renomeado sendo inserido um sufixo “_assinado.pdf” no nome do arquivo. Basta escolher o local para salvá-lo em seu computador e clicar em <Salvar>

Este documento PDF já está assinado digitalmente com seu Certificado Digital Pessoal P1, emitido pelo eduID na ICP-Edu e possui validade dentro da UFSC. Documentos que necessitem de validade jurídica em âmbito nacional, precisam ser assinados com Certificados Digitais Pessoais emitidos por alguma Autoridade Certificadora na ICP-Brasil. Porém, conforme está previsto na MP2.200-2/2001, Art. 10, parágrafo 2ª, se as partes estiverem em acordo, assinaturas digitais emitidas em outras Infraestruturas de Chaves Públicas – ICP, diferentes da ICP-Brasil terão mesma prerrogativa de legalidade.

11. Se não desejar assinar digitalmente outros documentos PDF, basta clicar no botão <Sair> para finalizar o processo.