Como votar nas eleições internas da UFSC com e-Democracia

A formação correta da lista de eleitores é de total responsabilidade da Comissão eleitoral.


1. Acesse o endereço da Eleição na URL da Cabinte de votação digital (enviada por e-mail aos eleitores e/ou divulgada pela respectiva comissão eleitoral)

2. Clique no botão “Iniciar”;

3. Responda as perguntas disponibilizadas na Cabine de Votação e clique no botão “Próximo passo”;

4. Revise sua cédula e clique no botão “Próximo passo”;

5. Sua cédula foi criptografada, se preferir anote o código rastreador da sua cédula, mas o sistema e-Democracia o enviará para seu e-mail. Clique no botão “Depositar Cédula na Urna”;

6. A sua cédula ainda não foi depositada na urna. Clique no botão “Depositar meu voto com meu CPF”;

7. Informe o seu CPF e a senha que utiliza para se conectar no Sistema de Autenticação Centralizada da UFSC, em seguida clique em  “Conectar” se seu CPF estiver listado na relação de eleitores repassada ao e-Democracia pela Comissão Eleitoral, você seguirá para a próxima tela, caso contrário, não será permitido se autenticar);

8. Clique no botão “Confirmar” para que seu voto já criptografado seja depositado na urna digital da eleição.

9. Se todos os passos foram realizados corretamente uma mensagem de parabéns, será mostrada, confirmando que “seu voto foi depositado com sucesso!” e o número do rastreador da sua cédula será informada (e também enviada por e-mail). Você será automaticamente desconectado da cabine de votação, basta fechar seu navegador.

Há caso de alunos estrangeiros que não possuem CPF e fazem parte do colégio eleitoral, nestes, será preciso utilizar o idUFSC (exclusivamente para estes eleitores), devidamente informado pela comissão eleitoral na lista encaminhada a equipe da Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre, que coordena os trabalhos com e-Democracia (somente neste caso será aceito idUFSC ao invés do CPF, mas as telas de votação serão as mesmas, então este eleitor com idUFSC deverá considerar o idUFSC onde ler CPF, tanto na instrução enviada por e-mail quanto nas telas da cabine de votação).


Ajuda do e-Democracia


Perguntas e Repostas Frequêntes


Solicitar eleição no e-Democracia