Alteração de nome civil no Assin@UFSC
Visto que o nome da pessoa é apresentado em até quatro locais no portal de assinaturas da UFSC, cada local exigirá um procedimento específico para alteração do nome da pessoa. Listamos abaixo os locais e seus respectivos procedimentos para que você possa verificar em quais precisará alterar para atender sua necessidade:
- No Sistema de Autenticação Centralizada – IdUFSC. Ao se autenticar no Assin@UFSC o nome aparece na parte superior direita da tela, ao lado do botão “Sair”.
- A alteração no nome civil na UFSC deve ser realizada no sistema https://pessoa.sistemas.ufsc.br/, pela secretaria de curso, o programa de pós graduação, o Departamento de Administração Escolar – DAE, ou a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas – PRODEGESP, dependendo do vínculo que possui com a Universidade, seguindo os requisitos que os mesmos exigirem;
- A alteração no nome civil na UFSC deve ser realizada no sistema https://pessoa.sistemas.ufsc.br/, pela secretaria de curso, o programa de pós graduação, o Departamento de Administração Escolar – DAE, ou a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas – PRODEGESP, dependendo do vínculo que possui com a Universidade, seguindo os requisitos que os mesmos exigirem;
- Na assinatura eletrônica avançada ICP-Edu. Que aparece na identificação visual da assinatura e nos metadados do documento assinado eletronicamente no Assin@UFSC.
- Após alterar o nome civil no Sistema de Autenticação Centralizada – IdUFSC, conforme orientado no item 1, acima, você precisará emitir um novo certificado digital ICP-Edu, baixa-lo em seu computador, e carrega-lo dentro do Assin@UFSC. Para isso, precisará seguir TODOS os passos orientados no portal e-UFSC – https://e.ufsc.br/certificado-digital-p1-icpedu/emitir-certificiado-p1/ ;
- Após alterar o nome civil no Sistema de Autenticação Centralizada – IdUFSC, conforme orientado no item 1, acima, você precisará emitir um novo certificado digital ICP-Edu, baixa-lo em seu computador, e carrega-lo dentro do Assin@UFSC. Para isso, precisará seguir TODOS os passos orientados no portal e-UFSC – https://e.ufsc.br/certificado-digital-p1-icpedu/emitir-certificiado-p1/ ;
- Na assinatura eletrônica avançada GOV.BR. Que aparece na identificação visual da assinatura e nos metadados do documento assinado eletronicamente no Assin@UFSC.
- Você precisará alterar o nome civil na Receita Federal;
- Após, caso seu nome não altere automaticamente quando assinar com GOV.BR, precisará solicitar a revogação do seu certificado digital GOV.BR junto a Secretaria de Governo Digital – SGD por meio do portal Fala BR – https://falabr.cgu.gov.br > Solicitação > Escolha o Ministério da Economia, e justifique ter alterado o nome civil e precisar revogar o atual certificado digital GOV.BR para que seja emitido um novo certificado com o seu nome atualizado.
- Na assinatura eletrônica qualificada ICP-Brasil. Que aparece na identificação visual da assinatura e nos metadados do documento assinado eletronicamente no Assin@UFSC.
- Você precisará alterar o nome civil na Receita Federal e também alterar o nome civil no Sistema de Autenticação Centralizada – IdUFSC, conforme orientado no item 1, acima.
- Após, você precisará emitir um novo certificado digital ICP-Brasil. Para isso, precisará seguir TODOS os passos orientados no portal e-UFSC – https://e.ufsc.br/2017/07/27/levantamento-de-necessidades/ .